Visita técnica ao CCO do Metrô SP!!
2 dos 5 integrantes da página foram recebidos pelos representantes da Companhia do Metropolitano de São Paulo (Marcos, Matheus e Gislene) para conhecer o cérebro das operações das linhas 1 azul, 2 verde e 3 vermelha.
Nesta visita técnica foi abordado os seguintes assuntos que estão ocorrendo de melhoria e o que virá pela frente, como a implantação do CBTC (Controle de Trens Baseado em Comunicação) na linha 3 vermelha, a implantação das Portas de Plataforma, aquisição de novas composições para as 3 linhas administradas neste local, a operação plena das Portas de Plataforma na Estação Vila Madalena (Linha 2 verde) e a possível operação na CMDF (Companhia do Metropolitano do Distrito Federal).
- Implantação do CBTC: entre os temas abordados o sistema CBTC na linha 3 vermelha foi uma das pautas em conversa com ambas as partes sobre a possível utilização do mesmo na linha, já que é a mais demandada do sistema metroviário. No momento ainda está acontecendo as intervenções de instalação de cabeamento em toda linha porém ao fins de semana com o fechamento de trechos e o acionamento do sistema PAESE da SP Trans.
- Portas de Plataforma: como previsto em uma licitação feita pela companhia para instalar nas estações das linhas 1, 2 e 3, elas serão mais leves e de fácil manuseio e manutenção das que já operam nas estações (Sacomã, Tamanduateí e Vila Prudente) na linha 2 e (Vila Matilde) na linha 3. Entretanto a estação (Vila Madalena) já recebeu o novo equipamento.
- Aquisição de novos trens: também está previsto a aquisição de trens para as 3 linhas com configurações interessantes aos que já operam nas linhas. Eles virão com portas mais largas iguais aos da (Frota G) e de novidade o (Gangway) que é o sistema de passagem livre entre os vagões, presente nos trens das linhas 4, 5 e 15. Mas ainda não há previsão de chegada das novas composições.
- Operação de Porta Plataforma de Vila Madalena: como falado no tópico acima, a estação está sendo a primeira a ter o novo equipamento nesse novo pacote de portas, que são mais leves, de fácil manuseio e manutenção, previnem a segurança dos passageiros evitando um atentado a si mesmo e prejudicando o carrossel da linha e também podendo gerar atrasos em outras linhas como um sobrecarga nas outras linhas.
- Possível operação no Metrô-DF: foi pautado também se o Metrô-SP teria interesse de administrar as linhas do metrô da capital federal, e nos passaram a nós que talvez possa operar por lá também. Detalhe o Metrô-DF foi construído na década de 1990 nos moldes característicos da linha 2 verde mas lá a operação é feita por 4 carros ao invés de 6 como é em São Paulo e possui 2 frotas em operação a Série 1000 com material rodante Mafersa e 2000 com material rodante Alstom no qual foram fabricados com características da Frota G mas possuindo 6 portas em cada vagão e posicionamento de assentos diferentes e sistema de tração idêntico.
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